EXECUÇÃO DE ATERROS

Podemos definir Aterro como o depósito de materiais (terra) em terrenos que apresentam depressões, crateras ou simplesmente áreas com nível abaixo do indicado no projeto de construção ou projeto de terraplenagem a fim de torná-lo mais alto ou simplesmente plano. A terra usada pode vir da escavação de pontos mais elevados do próprio terreno ou de jazidas licenciadas pelos órgãos ambientais. 

A realização e execução de aterro com ou sem compactação de solo é uma das especialidades da Wande. Sempre que houver necessidade de aterrar, observe as seguintes questões e tome suas devidas precauções:

– Obter autorizações legais: Quando existir nascentes ou até mesmo a presença de córregos no local, deve-se comunicar com antecedência os órgãos responsáveis e as exigências deverão ser cumpridas à risca.

– Remover vegetação: Antes de começar a aterrar, é necessário limpar o terreno, removendo a vegetação (como árvores, raízes, etc).

Compactação: O procedimento para uma boa compactação varia de acordo com: tipo de terra utilizada no aterro (composição e umidade); tamanho da área a ser aterrada (condições de acesso e espaço disponível); qual a futura utilização da área e grau de compactação desejado.